VOA - Vontade, Otimismo, Autonomia
Em que consiste? O que nos move?
Este projecto é promovido pela SEIES - Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, sendo financiado pelo POPH - Programa Operacional do Potencial Humano.
O projecto VOA é sucessor do projecto Bem Me Quero | Programa PROGRIDE (2006- -2010), dando continuidade aos eixos de desocultação e combate à violência doméstica e violência de género.
O projecto VOA constitui-se, também, como catalizador de uma rede de prevenção constituída pela SEIES, APAV, Câmara Municipal de Setúbal e EAPN – O Concílio de Prevenção, que deverá alargar-se a outras instituições consideradas fundamentais no trabalho de reflexão, intervenção e combate à violência doméstica.
Um dos objectivos motores é chamar todos/as a construir gradualmente uma barreira protectora que impeça as gerações futuras de repetir inevitavelmente os ciclos da violência.
A violência, e em particular a violência doméstica, é um fenómeno em cadeia, com múltiplas facetas mais ou menos evidentes ao olhar comum, que deve ser compreendido como um puzzle.
O seu processo de crescimento tem várias entradas e são muitas as peças em jogo. Desconstruir este puzzle é urgente e só possível com uma acção comunitária concertada.
Todos têm uma palavra a dizer em matéria de violência. Já não é possível, nem desejável, ficar de fora.
O projecto VOA aposta numa intervenção “a várias cores” em que os diferentes olhares se cruzam, promovendo interacções entre a população, entidades públicas e privadas.
Todo o trabalho do projecto VOA é desenvolvi- do com grupos da população e não se destina ao acompanhamento individual de situações.
O Concílio de Prevenção constitui-se como rede de Parceiros deste projecto, já com vários anos de articulação interinstitucional no território para reflexão e encaminhamento de casos particulares.