Imprimir

Laboratório de Cidadania

 

Laboratório de Cidadania – Agir na DiverCidade

O Projecto Laboratório de Cidadania pretende mobilizar a sociedade civil para uma participação activa, responsável e paritária – dando voz às pessoas e organizações que habitualmente não são envolvidas na tomada de decisões ou na apresentação de propostas de solução. Queremos animar um processo que promova a construção de soluções facilitadoras de uma maior articulação/harmonia entre a vida familiar/privada e a vida profissional/social a partir das necessidades e constrangimentos identificados pelas pessoas nas mais variadas áreas.  Repensar a organização do território e o funcionamento das mais diversas organizações é o desafio que propomos!

O envolvimento de grupos diversificados de homens e mulheres  que vivem em diferentes bairros ou freguesias do concelho em Laboratórios de Participação Cívica, não só de diagnóstico mas também do conhecimento de soluções já implementadas (que demonstram que é possível) e principalmente na construção de propostas cidadãs. 

Este processo contribuirá para promover o empoderamento dos/as intervenientes bem como abrir o dialogo e reflexão alargada sobre esta temática.

A cultura dominante das instituições, serviços, equipas técnicas e população de um determinado território, por vezes alimenta a manutenção/perpetuação de formas de organização e funcionamento ancestrais (sem questionamento) sem acompanharem a evolução da organização da sociedade e as novas necessidades da população em tempo útil bem como a identificação de oportunidades a um nível mais lato e integrado no plano da Cidade/Concelho, contribuindo para uma maior qualidade de vida.

Verifica-se, no entanto, que várias transformações têm ocorrido de forma dispersa um pouco por todo o lado.

É urgente que soluções implementadas viagem de zona para zona e que mulheres e homens usufruam do território como um todo, assim como tenham oportunidade de mais activamente participar na sua construção, na concretização das suas propostas em diálogo para uma gestão participada.

Situações como a conquista de uma marcação de consulta no Centro de Saúde, os tempos de espera para consultas médicas ou em determinadas zonas a articulação entre transportes, a pouca versatilidade dos horários das escolas, creches e atl’s e as listas de espera nos vários serviços são alguns exemplos de situações que podem emergir.

Este é o momento, o espaço e o tempo de ouvir aquilo que só nós conhecemos das fragilidades, soluções, vantagens e desvantagens de determinados serviços e de determinados percursos pela cidade, para que juntos possamos perceber melhores soluções e criar melhores propostas que prevejam essa melhor articulação e integração da diferença no território onde vivemos.

Estas propostas terão lugar privilegiado de análise aquando das mesas de concertação onde os grupos de cidadãs e cidadãos terão a oportunidade de apresentar as propostas de soluções que construíram nos Laboratórios de Participação Cívica. 

A C.M. Setúbal terá aqui um papel de dinamização das Mesas de Concertação de e mediação na construção de soluções viáveis com o envolvimento da população e das organizações e instituições (públicas e privadas) que têm poder/capacidade de transformação das práticas de acordo com as áreas em que surgirem propostas de soluções. 

Este será um espaço privilegiado de auscultação/diálogo paritário entre instituições e munícipes que reforçará os mecanismos de proximidade entre a autarquia e a comunidade local.

No desenvolvimento de todo este percurso de descoberta, consoante as necessidades especificas diagnosticadas, diferentes acções de sensibilização serão organizadas e animadas de forma a estimular o seu envolvimento e/ou uma análise mais consciente e participada da população em geral. 

Estas acções têm como principal objectivo dar visibilidade às dinâmicas cidadãs e aos seus investimentos na co-responsabilização por uma sociedade e um Concelho mais sensível e inclusivo.