Imprimir

Projeto SIGA

Projeto SIGA: Setúbal Interinstitucional Gera Ação

– Contrato Local de Desenvolvimento Social -

“SIGA – nos no Facebook”

Desenvolvimento do prjeto - clique para ver

O projeto SIGA é um Contrato Local de Desenvolvimento Social coordenado pela SEIES e tendo como entidades parceiras e executoras a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras (APACCF), o Centro Comunitário de São Sebastião (CCSS) e o Instituto das Comunidades Educativas (ICE).

O SIGA tem uma duração de 3 anos e visa potenciar os territórios e a capacitação dos/as cidadãos/ãs e famílias neste ciclo de crescimento económico que se inicia, promovendo a equidade territorial, a igualdade de oportunidades e a inclusão social nas suas mais diversas dimensões.

Missão: Reforçar a proatividade, com base territorial, dos agentes institucionais e de cidadãos e cidadãs, na busca de soluções para as diferentes problemáticas promovendo o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos territórios. Capacitar cidadãos e cidadãs, bem como as famílias, e as instituições, promovendo a equidade territorial, a igualdade entre homens e mulheres, a igualdade de oportunidades e a inclusão ativa nas suas mais diversas dimensões.

 

Eixos de intervenção:

a) Eixo 1: Emprego, formação e qualificação;

b) Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil;

c) Eixo 3: Capacitação da comunidade e das instituições;

 

Objetivos Gerais:

·         Promover a criação de circuitos de produção, divulgação e comercialização de produtos locais e ou regionais de modo a potenciar o território e a empregabilidade;

·         Promover o desenvolvimento de instrumentos facilitadores tendo em vista a mobilidade de pessoas a serviços de utilidade pública, a nível local, reduzindo o isolamento e a exclusão social;

·         Promover o desenvolvimento de instrumentos capacitadores das instituições da economia social, fomentando a implementação de serviços partilhados que permitam uma maior racionalidade de recursos e a eficácia de gestão;

·         Promover a inclusão social das/os cidadãs/ãos, de forma multissetorial e integrada, através de ações, a executar em parceria, que permitam contribuir para o aumento da empregabilidade, para o combate a situações críticas de pobreza, particularmente da infantil, da exclusão social de territórios vulneráveis.

Com o projeto SIGA espera-se criar condições interinstitucionais para a instalação e funcionamento de uma Rede para a Empregabilidade do Concelho de Setúbal e de Conselho Local de Parceiros/as em cada Freguesia (propiciadoras de Comissões Sociais de Freguesia, se decidido pelos órgãos autárquicos).

 

 Mais detalhes

 

 

Imprimir

Marcha da Igualdade e Direitos Humanos

Desde 2016 que a Cooperativa SEIES no âmbito do Projeto Jovens Impulsionadores/as de Direitos Humanos e Igualdade em parceria com diferentes agrupamentos de escolas, escolas secundárias, Câmara Municipal de Setúbal, organizações da sociedade civil, coletivos de cidadãs/ãos e diferentes entidades públicas com responsabilidades a nível local tem assinalado anualmente a necessidade de sensibilizar a comunidade local para promoção da igualdade, respeito e efetivação dos direitos humanos e para a desconstrução do adultismo face ao envolvimento e interesse d@s jovens sobre estas problemáticas sociais através de uma Marcha. Este ano voltamos a dizer SIM À IGUALDADE! e SIM AOS DIREITOS HUMANOS! e temos vontade que, organizações de âmbito nacional ou com sede noutros pontos do país, juntem a sua à nossa voz com diferentes iniciativas que possam assinalar a valorização do papel das/os jovens na luta pela Igualdade e respeito pelos Direitos Humanos.

Convidamos-vos a juntarem-se a nós e a organizarem a vossa iniciativa (marchas, jornadas, concentrações, debates, tertúlias, encontros, leituras, oficinas e tudo o que a vossa imaginação, vontade e capacidade vos permitir fazer).

É essencial que nos informem sobre a iniciativa que promoverão e que nos façam chegar as vossas fotografias numa tentativa de agregar informação sobre os vários eventos, dar-lhes visibilidade e força – leiam o documento para descarregar em baixo com alguns dos princípios que acreditamos serem essenciais para esta mobilização, a forma como poderão fazer chegar a informação sobre as vossas iniciativas e as vossas fotografias.

O evento no Facebook já está criado. Juntem-se, adiram e partilhem.

PODEMOS SER TOD@S IGUAIS!

CONVITE

Imprimir

Livros Viajantes Inclusivos

Este projeto tem como objetivo disponibilizar às bibliotecas escolares livros para o desenvolvimento de atividades sobre não discriminação em função da orientação sexual e identidade de género.

http://livrosviajantesinclusivos.info/

A SEIES no âmbito do projeto “Livros Viajantes” adquiriu alguns livros sobre temática LGBT ( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgénero). Os livros abordam questões relacionadas com a orientação sexual e/ou identidade de género, ou incluem referências não estereotipadas nem preconceituosas a personagens com orientação sexual não-heterossexual ou transgénero. Também são incluídos livros cujos/as autores/as assumem/iram uma postura de visibilidade relativamente à sua orientação sexual não-heterossexual. A listagem dos livros pode ser consultada em https://publicacoeslgbt.wordpress.com/. A seleção de livros foi apoiada e orientada pela Culsete. Uma seleção destes livros foi disponibilizada às bibliotecas das escolas participantes e ao longo do ano letivo serão desenvolvidas diversas atividades.